domingo, 16 de março de 2008

Corrupção no Serviço Público

Chefe de gabinete é acusada de coordenar fraude do auxílio-educação



A contratação de funcionários fantasmas no gabinete do deputado Marco Figueiredo (PSC), existe desde janeiro de 2002. A acusação foi feita pela pensionista Rosângela Prado que trabalhou para o deputado naquele ano. Figueiredo é um dos dez suspeitos do escândalo do auxílio-educação da Alerj.
Rosângela afirmou que pelo menos duas pessoas eram funcionários fantasmas na época: Rosa Maria Dantas Lima e Francisco de Assis Silva. Segundo ela, os salários e benefícios dos dois ficavam com Maria Célia de Melo e Silva Figueiredo, chefe do gabinete do parlamentar. Rosângela foi convidada por Maria Célia para tomar posse no lugar da fantasma Rosa que, segundo ela, não havia comparecido. Ocasião em que Rosângela assinou o documento de posse por Rosa que é mãe de seis filhos. A ex-funcionária afirmou ainda que Maria Célia falsificou a assinatura do fantasma Francisco para abertura de conta corrente. Alega ainda que, não tinha conhecimento das fraudes na época e que só soube muito tempo depois.
O último balanço sobre a fraude nos processos de auxílios-educação da Alerj indica que o prejuízo ao erário já chega a R$ 3,6 milhões.
O escândalo surgiu em fevereiro após uma investigação da Delegacia de Defraudações, que identificou uma vítima do golpe que possui oito filhos. O dinheiro ficava com os aliciadores da quadrilha.

Jornal O Globo de 16/03/2008 pag.21


Considerações


É com muita tristeza e indignação que leio notícias como essas. Tristeza porque concluo que infelizmente o povo brasileiro se deixa enganar por políticos corruptos que se mostram, na época da campanha eleitoral, cidadãos acima de qualquer suspeita. A construção dessa imagem ilibada passa pela mão de muitos correligionários, sendo assim, é certo afirmar que estamos nas mãos de verdadeiras quadrilhas, especialistas em construir imagens falsas, já que não acredito que o partido não tenha conhecimento do passado e da vida do candidato. Fico indignada porque apesar de tomar conhecimento de tudo isso, nós brasileiros não fazemos nada. Ficamos sentados na frente da televisão assistindo as notícias das CPI's até que elas acabem nas tão amargas pizzas ou simplesmente demoram tanto a chegar a uma conclusão que, os telejornais nem noticiam mais. E assim lá se foi o dinheiro público, que saiu do nosso bolso, embora por um ralo enorme e ficaram para trás as crianças sem escola, os doentes sem tratamento, as ruas sem asfalto e etc.........e nós sentados no sofá da sala esperando novas notícias, e lá se vão anos. Quando vamos nos levantar e dizer: "Eu sou brasileiro e exijo uma explicação agora!!!!", temos esse direito e devemos exercê-lo.